segunda-feira, 9 de julho de 2012

#2 - As Flores do Mal

V
E após, e após  enfim?

VI
"Ó  cérebros pueris!

( Charles Baudelaire In  As Flores do Mal)
    

Sempre quis saber o que Baudelaire tinha de tão especial para ser tão aclamado pelos  meus Poetas prediletos, por isso resolvi fazer de As Flores do Mal o 2° livro do meu desafio de ler 100 livros de poesia em 365. De início, achei o livro estranho, difícil, pensei que não gostaria e não entenderia nunca a alma "doentia" do poeta que compara a amada com uma carniça podre em estado de decomposição, mas a cada poema, a cada verso, a cada imagem,  fui me apaixonado e me encantando pela genialidade de As Flores do Mal e percebi que o que fascina mesmo, além da maestria indiscutível com as palavras de Baudelaire, é a sua percepção de Poeta, de saber que o belo está em qualquer lugar, no divino e no torpe, que no fim das contas é tudo uma coisa só. 

Detalhes Técnicos



·                     Posição: #2/100
·                     Título:  As Flores de Mal
·                     Autor: Charles Baudelaire
·                     Páginas : 660 ( Edição bilingue )
·                     Editora: Nova Fronteira, 2012 tradução de Ivan Junqueira ( Essa versão, lançada pela Saraiva de Bolso, versão original publicada 1821-1867)
·                     Onde Adquiri: Quando fui na Livraria Saraiva com meu ex amor, pelo valor de 14,90

Poema que mais gostei:

XXIV

Eu te amo como se ama a abóbada noturna,
Ó taça de tristeza, ó grande taciturna,
E mais ainda te adoro quando mais te ausentas
E quanto mais pareces, no ermo que ornamentas,
Multiplicar irônica as celestes léguas
Que me separam das imensidões sem tréguas.

Ao assalto me lanço e agito-me na liça,
Como um coro de vermes junto a uma carniça,
E adoro, ó fera desumana e pertinaz,
Até essa algidez que mais bela te faz!






Sobre o Autor:
Talles Azigon
Talles Azigon é Poeta, Contador de Histórias, Produtor Cultural, Estudante de Letras e Apaixonado pela Poesia. Blogueiro, já escreveu para vários blogs , inclusive o dele  http://tallesazigon.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Até os 100
Abraços Poéticos!