sexta-feira, 10 de março de 2023

Não sabem governar sua cozinha e podem governar o mundo inteiro.

A cada canto um grande conselheiro,
Que nos quer governar cabana e vinha;
Não sabem governar sua cozinha,
E podem governar o mundo inteiro.
-
Gregório de Matos 


De bike, ônibus, a pé, no mototaxi, no taxi, no carro de aplicativo, no taxi amigo, eu já atravessei essa cidade e a conheço em muitas nuances, do colorido por do sol do conjunto ceara á exuberância da lagoa da Maraponga, das ruas da aerolanida ás praças do canidezinho. 

E por amar tanto esta cidade tenho me irritado sobremaneira com o atual prefeito e seu parceiro, não que as gestões anteriores não tivessem em alguns momentos me causado sentimentos adversos, mas esta agora tem superado todos os níveis da paciência que qualquer morador daqui possa ter. 

eu vi o entorno da lagoa do meu bairro ser destruído pela especulação imobiliária, agora colocar uma cerca na lagoa é de um estupidez desmedida. a praia, para onde a maior parte estúpida dos ricos resolveram se mudar, tem se tornado tão feia e sem personalidade como qualquer shopping center. o centro espera eternamente o dia em que sua tão prometida revitalização chegue, e , se for pensar bem, que revitalização pra essa galera é gentrificação  e violência com as pessoas em situação de rua, talvez seja até bom que não revitalizem mesmo. 

soma-se a isto tudo todas as tentativas de coibir a ocupação criativa das praças e vias que fazem as juventudes e artistas dessa cidade. 

parece que aqui ou na Bahia, o senhor Gregória de Matos ainda se encontra atual:

O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Até os 100
Abraços Poéticos!